Estrutura da Vale transborda 7 anos após desastre de Brumadinho

Uma estrutura da Mina de Fábrica, operada pela Vale, se rompeu na madrugada deste domingo (25), entre os municípios de Congonhas e Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. O episódio resultou no extravasamento de água com sedimentos e no alagamento de áreas pertencentes à CSN Mineração.

Imagens obtidas pela imprensa mostram o fluxo de lama seguindo em direção a áreas próximas à mineração. O ponto do rompimento fica mais próximo do centro urbano de Congonhas, embora esteja localizado dentro do território de Ouro Preto.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência envolveu o colapso de um reservatório conhecido como sump, utilizado para a drenagem de água acumulada na cava da mina. De acordo com o tenente Henrique Barcellos, porta-voz da corporação, o rompimento provocou o extravasamento da água represada, sem relação com barragens de rejeitos.

O fluxo alcançou a unidade Pires, da CSN Mineração, causando alagamentos em áreas como almoxarifado, acessos internos, oficinas mecânicas e setores de embarque. A empresa informou que suas estruturas de contenção seguem operando normalmente e que acompanha a situação desde os primeiros momentos.

Posicionamento das autoridades e empresas

Em nota, a Vale afirmou que o incidente envolveu apenas o extravasamento de água com sedimentos de uma cava e que não houve impacto sobre pessoas ou comunidades. A mineradora informou ainda que comunicou os órgãos competentes e que as causas estão sob apuração.

A Prefeitura de Ouro Preto informou que equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Segurança e Trânsito foram acionadas para vistoria no local. O Governo de Minas Gerais também mobilizou equipes da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Meio Ambiente para acompanhar a ocorrência e verificar possíveis impactos ambientais e operacionais.

As autoridades informaram que os trabalhos de monitoramento continuam até que todas as informações sobre o episódio sejam esclarecidas.
Entenda a estrutura citada

Na atividade de mineração, a cava é a área de onde o minério é extraído. O sump é um reservatório localizado no ponto mais baixo da cava, destinado a acumular e drenar a água proveniente de chuvas ou infiltrações. Diferente de barragens, essa estrutura é temporária e voltada à segurança operacional da mina.

Fonte: Dol e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/01/2026/09:32:51

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com