Espanha anuncia proibição de redes sociais para menores de 16 anos

A Espanha planeja proibir o acesso de menores de 16 anos às redes sociais e pretende obrigar as plataformas digitais a adotar sistemas eficazes de verificação de idade. A informação foi anunciada nesta terça-feira (3) pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, durante a apresentação de medidas voltadas à criação de um ambiente digital mais seguro.

O governo de coalizão liderado por Sánchez tem manifestado preocupação com o aumento de discursos de ódio, conteúdos pornográficos e desinformação nas redes sociais, apontando impactos negativos especialmente entre jovens e adolescentes.

Durante discurso na Cúpula Mundial de Governo, realizada em Dubai, o primeiro-ministro defendeu a adoção de políticas semelhantes por outros países europeus e afirmou que crianças e adolescentes não devem circular sozinhos em ambientes digitais considerados inseguros.

sociais para menores de 16 anos, medida que passou a ser observada por outras nações, como Reino Unido e França, que avaliam restrições baseadas na idade.

Segundo Sánchez, a Espanha passou a integrar um grupo formado por mais cinco países europeus, denominado Coalizão dos Digitalmente Dispostos, criado para coordenar e aplicar regulamentações digitais de forma conjunta e transfronteiriça. A primeira reunião do grupo deve ocorrer nos próximos dias, embora os países integrantes ainda não tenham sido divulgados oficialmente.

Medidas Propostas pelo Governo Espanhol

O governo espanhol também pretende apresentar, na próxima semana, um projeto de lei para responsabilizar executivos de plataformas digitais por conteúdos ilegais e por incitação ao ódio. A proposta inclui ainda a criminalização da manipulação algorítmica e da amplificação de conteúdos ilegais.

Entre as medidas previstas estão a criação de um sistema para monitorar discursos de ódio na internet e a exigência de mecanismos de verificação de idade mais rigorosos, que vão além de simples declarações do usuário. Sánchez informou ainda que promotores devem avaliar possíveis infrações envolvendo plataformas como Grok, TikTok e Instagram.

Fonte: Diário Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/02/2026/13:40:10

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com