Equatorial Pará alerta para risco de acidentes ao apanhar frutas em árvores próximas à rede elétrica

Uso de varas e objetos metálicos durante a safra de mangas no Baixo Amazonas pode provocar choques graves e interrupções de energia

Com a chegada do período de safra de mangas na região do Baixo Amazonas, a Equatorial Pará emitiu um alerta à população sobre os riscos de acidentes ao tentar apanhar frutos em árvores próximas à rede elétrica. A prática, comum nesta época do ano, costuma envolver o uso de varas de ferro, madeira ou objetos improvisados que podem conduzir eletricidade e provocar choques de alta gravidade.

De acordo com Elton Lucena, executivo da área de Segurança da Equatorial Pará, mesmo sem encostar diretamente nos fios, a aproximação de objetos longos da rede pode gerar uma descarga elétrica pelo ar, o que é suficiente para causar queimaduras severas, quedas e outros traumas. “A umidade presente em galhos, frutos e no próprio ambiente aumenta ainda mais o risco de condução elétrica. Além do perigo à vida, a interferência na rede pode causar desligamentos e afetar o fornecimento de energia para residências, comércios e serviços essenciais”, explica.

Conforme o executivo, a falsa sensação de segurança é um dos principais fatores de risco. “Muitas pessoas acreditam que a madeira ou um objeto improvisado impede o choque, mas isso não é verdade. Qualquer aproximação com a rede elétrica é perigosa. A orientação é não apanhar frutos em árvores próximas à fiação. A distância segura é fundamental para evitar acidentes que podem ser fatais”, afirma.

A orientação é que a população evite qualquer tentativa de coleta de frutos em áreas com rede elétrica e informe situações de risco pelos canais oficiais da empresa. A recomendação é que árvores que crescem sob a fiação não sejam escaladas nem utilizadas como apoio para alcançar os cabos.

A Equatorial Pará reforça que a prevenção é a principal forma de proteção. Pequenos cuidados no dia a dia podem evitar acidentes graves e preservar vidas, especialmente em um período em que a safra de frutas aumenta a exposição da população a situações de risco.

Fonte: Equatorial Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/02/2026/14:53:21

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com