Em Portugal, ‘cordão sanitário’ elege Seguro e barra o ultradireitista Ventura

António José Seguro faz seu 1º discurso como presidente eleito de Portugal

Com facilidade, o candidato de esquerda afastou definitivamente os temores de que o país ingressaria na aventura populista propagada por seu adversário, admirador confesso do ex-ditador António Oliveira Salazar.

O sobrenome do socialista revela também o trocadilho que os eleitores priorizaram nas urnas. No momento em que o país sofre as consequências de uma sucessão de tempestades climáticas, a votação foi recorde.

“Serei um presidente livre, atento às pessoas e às instituições”, assegurou, após ser eleito.
A moderação reforçada por Seguro atraiu o apoio da direita e da esquerda, travando o caminho de Ventura e seu discurso radical contra imigrantes, ciganos e o sistema em geral. E ainda recuperou o fôlego do Partido Socialista, que parecia devastado pelas últimas eleições legislativas.
“Eu vejo esta vitória com grande alívio e alegria. A maioria se mobilizou e derrotou o populismo, a demagogia, a política feita de mentiras e de golpes. Isso tudo falhou, e eu espero que Ventura tenha aprendido a lição”, resumiu o escritor e comentarista Miguel Sousa Tavares à CNN Portugal.

A mobilização política, contudo, não calou Ventura. Ele se vangloriou por ter conseguido mais votos do que o premiê Luís Montenegro nas últimas eleições legislativas, intitulando-se, assim, como o novo líder da direita portuguesa, “que em breve governará Portugal”.

A contar pela demonstração de união de partidos de centro-esquerda e de centro-direita, e das principais figuras políticas de Portugal, trata-se de mais uma das bravatas disseminadas pela retórica radical do líder do Chega.

Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/02/2026/16:27:50

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com