Em 24 horas, protesto triplica de tamanho e bloqueia BR-163 em Santarém

Uma manifestação contra a dragagem do Rio Tapajós ganhou grandes proporções no Pará nas últimas 24 horas. O protesto ocorre nas instalações da multinacional Cargill, líder mundial no transporte e comercialização de grãos como soja e milho, no município de Santarém, no oeste do estado.

A mobilização é conduzida por movimentos indígenas que reúnem representantes de cerca de 14 etnias. Desde o dia 23 de janeiro, os manifestantes ocupam a área da empresa em protesto contra o edital de licitação que prevê a dragagem do Rio Tapajós.

O governo federal abriu licitação no valor de R$ 74,8 milhões para a contratação de uma empresa especializada na execução do serviço. A dragagem está prevista para ocorrer ao longo dos próximos cinco anos, em trechos da hidrovia entre os municípios de Santarém e Itaituba.

Nas últimas 24 horas, uma nova convocação dos movimentos indígenas ampliou significativamente o ato. Na manhã desta segunda-feira (02/02), apoiadores passaram a se concentrar na entrada da empresa, resultando no bloqueio da BR-163.

Veja vídeo:

View this post on Instagram

Fonte: Tapajós Notícias e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 02/02/2026/17:56:55

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com