Deputados do Pará votam a favor do Vale-Gás; veja quem votou contra no país

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (2), o texto-base da medida provisória que cria o programa Gás do Povo, iniciativa do governo federal que substitui o pagamento em dinheiro do Auxílio-Gás pela retirada direta do botijão de gás em revendedoras credenciadas.
A proposta foi aprovada por 415 deputados federais, enquanto 29 parlamentares votaram contra e houve registros de abstenção. Nenhum deputado do Pará votou contra a medida, e a bancada paraense acompanhou a maioria favorável ao programa, que é voltado às famílias de baixa renda.
Quem votou contra a MP do Gás do Povo
Entre os 29 deputados que votaram contra a medida provisória estão parlamentares do Novo, do PL, além de integrantes do União Brasil, PP e PSDB. Confira a lista:
- Adriana Ventura (Novo-SP)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Bibo Nunes (PL-RS)
- Carlos Jordy (PL-RJ)
- Chris Tonietto (PL-RJ)
- Daniel Freitas (PL-SC)
- Delegado Bilynskyj (PL-SP)
- Eros Biondini (PL-MG)
- Geovânia de Sá (PSDB-SC)
- Gilson Marques (Novo-SC)
- Guilherme Derrite (PP-SP)
- Julia Zanatta (PL-SC)
- Junio Amaral (PL-MG)
- Kim Kataguiri (União-SP)
- Luiz Lima (Novo-RJ)
- Luiz P. O. Bragança (PL-SP)
- Marcel van Hattem (Novo-RS)
- Marcos Pollon (PL-MS)
- Mario Frias (PL-SP)
- Mauricio Marcon (PL-RS)
- Nikolas Ferreira (PL-MG)
- Nicoletti (União-RR)
- Ricardo Guidi (PL-SC)
- Ricardo Salles (Novo-SP)
- Rodolfo Nogueira (PL-MS)
- Sanderson (PL-RS)
- Sargento Gonçalves (PL-RN)
- Tião Medeiros (PP-PR)
- Zé Trovão (PL-SC)
Houve ainda duas abstenções: Ismael (PSD-SC) e Lincoln Portela (PL-MG).
Como funciona o programa
Até dezembro de 2025, os beneficiários recebiam o valor equivalente ao preço médio do botijão de gás em dinheiro. Com a mudança, as famílias passarão a retirar o botijão diretamente nas revendedoras cadastradas, que receberão o pagamento do governo em até sete dias úteis.
Têm direito ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, com prioridade para beneficiários do Bolsa Família. Enquanto o acesso ao botijão gratuito não for universalizado, o repasse em dinheiro seguirá sendo feito.
Ampliação do alcance
O texto aprovado também amplia o programa ao prever a instalação de biodigestores e outras formas de cocção com baixa emissão de carbono, especialmente em áreas rurais onde o acesso ao botijão é limitado. Além disso, cozinhas solidárias e comunitárias passam a ser incluídas entre os beneficiários.
Segundo levantamento do Sindigás, a adesão das revendedoras ainda é desigual: nas capitais, gira em torno de 35%, enquanto em municípios da primeira fase do programa chega a 52%.
Fonte e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/02/2026/08:41:06
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com