Crime e violência seguem como principal preocupação dos brasileiros, aponta pesquisa

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta segunda-feira, 2, aponta que o crime e a violência seguem sendo a principal preocupação do eleitor brasileiro, citados por 41% dos entrevistados. Apesar de já ser um destaque nas pautas nacionais, o assunto ganhou mais tração após a megaoperação no Rio de Janeiro (RJ) em outubro do ano passado.
No entanto, o instituto destaca que houve uma queda de quatro pontos porcentuais em relação ao mês anterior sobre o tema, o que indica um arrefecimento de sua centralidade no debate público após a forte visibilidade observada ao final de 2025. Ainda assim, o Brasil é o sexto País mais preocupado com segurança pública do mundo.
Em seguida aparecem saúde (36%) e corrupção financeira e política (33%), empatada com pobreza e desigualdade social (33%).
“Isso indica um deslocamento gradual do foco para questões estruturais e de impacto mais direto no cotidiano. Também reforça a leitura de que temas institucionais tendem a perder peso relativo quando outras demandas sociais ganham centralidade”, explica o CEO da Ipsos no Brasil, Diego Pagura.
Outros temas relevantes incluem impostos (28%), inflação (26%) e educação (19%). Questões ambientais surgem em patamar intermediário, com mudanças climáticas (18%) e ameaças ao meio ambiente (11%).
Já preocupações como extremismo (9%), declínio moral (5%) e manutenção de programas sociais (3%) aparecem com menor peso.
No campo da percepção geral do País, 45% afirmam que o Brasil está indo na direção certa, avanço de quatro pontos em relação ao mês anterior e de seis pontos na comparação anual. Ainda assim, a maioria (55%) avalia que o Brasil segue no caminho errado, embora esse índice tenha recuado.
A avaliação da economia segue majoritariamente negativa, mas em melhora. Para 43%, a situação econômica é considerada boa, alta de seis pontos em relação ao mês passado e de dez pontos na comparação com um ano atrás. Já 57% ainda classificam o cenário como ruim.
A pesquisa faz parte do levantamento internacional Global Advisor, realizado pela Ipsos entre 24 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026, de modo on-line. No Brasil, foram entrevistados cerca de 1.000 adultos, com idade entre 16 e 74 anos. O intervalo de credibilidade é de aproximadamente 3,5 pontos porcentuais.
Fonte: O iberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/02/2026/14:45:08
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com