CNH Pai D’égua: Detran inicia matrícula de mães atípicas no sul e sudeste do Pará

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, nesta segunda-feira (26), a etapa de matrícula das candidatas aprovadas no Programa Social CNH Pai D’égua – Edição Mães Atípicas, nas regiões Sul e Sudeste do Pará. Ao todo, 600 vagas estão sendo ofertadas nessas duas regiões.
Fazem parte dessas duas regiões 16 municípios, são eles:
Rondon do Pará, Tucumã, Marabá, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Redenção, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Jacundá, Ourilândia do Norte, Parauapebas, Xinguara, Santana do Araguaia, São Felix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, Itupiranga.
As mães classificadas devem apresentar a documentação exigida no edital, respeitando os dias, horários e locais previamente informados para a matrícula, assim como ocorreu nas etapas anteriores do programa.
A matrícula representa a última fase para o ingresso no CNH Pai D’égua. Após a conclusão dessa etapa, as candidatas passam a iniciar o processo de habilitação, que inclui exames clínicos, coleta biométrica e a formação de condutores.
Voltado às mães atípicas, o programa tem como objetivo facilitar a rotina dessas mulheres por meio do acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), contribuindo tanto para a locomoção diária como levar os filhos a consultas, quanto para a ampliação de oportunidades no mercado de trabalho. Nesta edição, cerca de quatro mil mulheres devem ser contempladas em todo o estado.
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) reforça que as candidatas aprovadas nas regiões Sul e Sudeste do Pará já receberam o passaporte de matrícula, documento que informa a data, o local e o horário para a realização da matrícula presencial. As informações também podem ser consultadas no site oficial do órgão.
As mães classificadas no programa devem comparecer às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) até o próximo dia 30, munidas dos documentos originais e cópias. A lista inclui Carteira de Identidade ou documento equivalente, CPF, comprovante de residência atualizado, com emissão de até 90 dias, declaração ou certificado de escolaridade de nível fundamental, emitido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ou por órgão equivalente de outro estado.
Também é exigida a apresentação da Certidão Negativa de Antecedentes Criminais da Polícia Civil do Pará, válida por até 90 dias, além do laudo médico do(s) filho(s), com diagnóstico e o respectivo Código Internacional de Doenças (CID), emitido exclusivamente por profissional do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Detran destaca que o laudo médico apresentado no ato da matrícula deve conter o nome completo do paciente, o diagnóstico com o respectivo CID e a data de emissão.
Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 28/01/2026/09:23:48
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com