Camarão é o dono do ‘soco’ mais potente da natureza, diz estudo

Ele mede poucos centímetros, vive escondido no fundo do mar e, ainda assim, produz um dos golpes mais potentes do reino animal. O camarão-pistola fecha sua garra com tanta velocidade que cria uma bolha que implode e libera energia capaz de gerar calor extremo na água durante o disparo do ‘cacete’. Um disparo natural tão intenso que levanta uma pergunta inevitável: como ele não se machuca com o próprio ataque?

A espécie analisada, Alpheus heterochaelis, possui uma garra desproporcional, que pode chegar à metade do comprimento do corpo. Ao ser fechada, essa estrutura desloca a água em altíssima velocidade, formando uma cavitação que resulta em onda de choque. O impacto é forte o suficiente para atordoar presas e rivais, tornando o animal um predador eficiente mesmo sendo pequeno.

As descobertas foram detalhadas em estudo publicado na revista científica Journal of the Royal Society Interface e repercutidas pelo site Revista Galileu. Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul e da Universidade de Tulsa identificaram que esses crustáceos possuem uma estrutura semelhante a um “capacete” transparente integrada ao exoesqueleto, funcionando como sistema natural de amortecimento.

Super Capacete: A proteção do camarão-pistola

Testes mecânicos e simulações computacionais mostraram que essa cobertura orbital tem cerca de metade da rigidez do restante da carapaça, permitindo absorver até o dobro da energia de impacto. Os resultados indicaram redução de 28% na deformação dos tecidos neurais e 22% na tensão provocada pelas ondas de choque. “Propomos que as estruturas orbitais amortecem as ondas de choque por meio de uma série de mecanismos que… otimizam a absorção de energia”, explicam os autores.

A combinação entre ataque extremo e proteção biológica revela um exemplo sofisticado de engenharia natural. Enquanto a garra gera uma explosão subaquática, o “super capacete” distribui e redireciona a energia para preservar o cérebro do animal. Para os cientistas, compreender esse sistema pode inspirar novas tecnologias de proteção contra impactos e até estratégias para reduzir lesões traumáticas em humanos.

Fonte: Diário do Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/02/2026/11:05:56

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Como Remover Fundos Usando um Removedor de Fundo Grátis