Brasil abre mercado de castanha-do-Pará para a Turquia

O governo brasileiro concluiu negociações com autoridades da Turquia que permitem a exportação de castanha-do-Pará, com e sem casca, para aquele país, ampliando o acesso internacional desse produto reconhecido por seu valor nutricional e promovendo potencial de geração de renda e desenvolvimento econômico em regiões produtoras do país.

A medida foi anunciada em nota oficial e representa uma nova fronteira de mercados para um item de destaque no agronegóciobrasileiro, especialmente em cadeias extrativistas que envolvem comunidades tradicionais e produtores na Amazônia e em estados como Pará e Amazonas.
Pará é um dos maiores produtores nacionais

A castanha-do-Pará, conhecida globalmente como Brazil nuts, é extraída de forma sustentável por comunidades extrativistas e tem o Pará como um dos maiores produtores nacionais. Tem forte demanda internacional por seus atributos nutricionais, apesar de desafios técnicos relacionados à qualidade e certificações sanitárias exigidas por mercados estrangeiros.

A abertura para a Turquia ocorre em meio a um movimento mais amplo do governo de expandir o acesso de produtos agropecuários brasileiros a novos destinos, fortalecendo a presença brasileira em cadeias de exportação e diversificando os parceiros comerciais além dos mercados tradicionais.
Impacto da abertura comercial na Turquia

Analistas do setor apontam que a entrada no mercado turco pode impulsionar exportações de castanha tanto em volumes maiores quanto em produtos com maior valor agregado, como castanhas descascadas e processadas, o que pode beneficiar produtores rurais e pequenos negócios envolvidos na cadeia produtiva.

A estimativa é que a nova abertura comercial ajude a consolidar o posicionamento do agronegócio brasileiro em mercados rigorosos e exigentes, contribuindo para a geração de empregos e renda nas regiões produtoras.

Fonte: Gov.br e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/02/2026/13:18:59

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com