Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende PIX temporariamente

Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende PIX temporariamente Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende PIX temporariamente Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende PIX temporariamente Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende PIX temporariamente

O Banco do Nordeste (BNB), instituição financeira pública federal, foi alvo de um ataque hacker nesta segunda-feira (26), o que levou à suspensão temporária das transações PIX. A quantia total desviada ainda está sendo apurada pela equipe técnica do banco, segundo informações obtidas pelo PlatôBR.

Em nota divulgada ao Diário do Nordeste, o BNB informou:

“O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNBR3) vem a público informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, identificou um incidente de segurança cibernética na infraestrutura das transações PIX”.

A invasão ocorreu por meio de uma falha em um prestador de serviços terceirizado, e não houve roubo dos recursos dos clientes. As operações fraudulentas afetaram apenas uma conta-bolsão vinculada à empresa prestadora.

Contas-bolsão são contas correntes abertas por fintechs de pequeno porte, que não têm acesso ao Sistema Brasileiro de Pagamentos. Elas já foram usadas em esquemas de lavagem de dinheiro por organizações criminosas, como o PCC, devido à falta de detalhamento da origem dos recursos aos órgãos de fiscalização, como a Receita Federal.

O ataque ocorre após o Banco Central, em setembro de 2025, alterar regras para o credenciamento de prestadores de serviços de tecnologia de informação (PSTIs). As novas normas exigem das empresas governança mais rígida, gestão de riscos mais eficiente e capital mínimo de R$ 15 milhões, enquanto antes não havia exigência mínima.

A suspensão temporária das operações PIX visa proteger os clientes e prevenir novos incidentes, enquanto a equipe de segurança do banco trabalha na contenção e investigação do ataque.

Fonte: Diario do Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/01/2026/17:02:39

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com