Após protesto indígena, acesso ao Aeroporto de Santarém é liberado e voos serão reagendados

O acesso ao Aeroporto Internacional de Santarém, no oeste do Pará, foi liberado após a saída dos indígenas que realizavam uma mobilização em frente ao terminal de passageiros. Com isso, os voos que haviam sido cancelados na noite de quarta-feira (4) e na madrugada desta quinta-feira (5) começam a ser reagendados pelas companhias aéreas.
Em nota, a concessionária responsável pela administração do aeroporto informou que, no momento, não há restrições para a circulação de passageiros, usuários e colaboradores no local. A Aena destacou ainda que a normalização das operações depende diretamente do alinhamento entre os passageiros e as companhias aéreas.
“A Aena informa que os manifestantes liberaram o acesso ao Aeroporto Internacional de Santarém, não havendo, neste momento, restrições de circulação para passageiros, usuários e colaboradores. A Aena recomenda aos passageiros que entrem em contato com as companhias aéreas”, diz o comunicado.
Protesto
A liberação ocorre após a suspensão das operações aéreas por medida de segurança, motivada pela ocupação da área externa do aeroporto durante a mobilização indígena. O protesto, que já durava 14 dias em Santarém, reivindica a revogação do Decreto nº 12.600/2025, que autoriza a concessão de hidrovias à iniciativa privada e a dragagem do rio Tapajós.
Segundo as lideranças indígenas, a medida pode provocar impactos socioambientais e afetar diretamente os territórios e o modo de vida dos povos tradicionais da região. As companhias aéreas seguem responsáveis por informar os passageiros sobre remarcações, reacomodações e demais procedimentos relacionados aos voos afetados.
Fonte: O liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/02/2026/13:47:59
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com