Advogado é condenado a 2 anos e 4 meses de cadeia por injúria racial contra vereador em MT

O juiz Luiz Antônio Muniz de Oliveira, da Vara Única de Alto Garças (a 365 km de Cuiabá), em Mato Grosso, condenou o advogado Fernando Céssar Passinato Amorim (de amarelo na foto) a 2 anos e 4 meses de cadeia pelo crime de injúria racial contra o então vereador Luiz Carlos Barbosa da Silva, conhecido como “Luizão da Divaldina” (União Brasil), por chamá-lo de “negro safado”. Fernando é marido da ex-vice-prefeita do município, Angelita Amorim.

Por ser réu primário, a pena foi substituída por duas medidas restritivas de direitos: prestação pecuniária de R$ 5mi, valor que deve ser pago à vítima, e prestação de serviços à comunidade, a serem cumpridos pelo mesmo período da condenação. A sentença foi publicada na sexta-feira (23).

O episódio ocorreu durante as eleições de 2022. Segundo a denúncia do Ministério Público, o vereador Luizão, que atualmente é suplente, flagrou o advogado e um homem, Leomar Souza Silva (o “Pezão”), distribuindo “santinhos” em frente a uma escola. Ao ser questionado sobre o exemplo que deveria dar por ser casado com a então vice-prefeita, e ao notar que Luizão tentava registrar o suposto crime eleitoral com um celular, Fernando partiu para as ofensas.

De acordo com o processo, o advogado chamou o parlamentar de “negro safado”, “negro traidor”, “moleque”, “vagabundo” e “vereadorzinho de bosta”. O caso gerou grande repercussão na cidade após vídeos das agressões circularem nas redes sociais.

O co-réu Leomar Souza Silva também foi condenado a três meses e 15 dias de detenção por vias de fato e injúria simples, com a pena convertida em pagamento pecuniário. A decisão ainda cabe recurso.

Fonte:  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/01/2026/10:04:42

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com